quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Avaliação Médica!

Quem é responsável por sua saúde?

As academias no Brasil são obrigadas e responsáveis por acompanhar o estado de saúde de seus clientes. Em países mais "adiantados", não se culpa a Academia por um cliente ter se intoxicado com substancias químicas para melhorar a sua performance ou por ter um ataque cardíaco em plena aula.

Quem faz o exame clinico é o médico. Se o cliente possui uma doença degenerativa, arterial, hormonal, neurológica e qualquer outra patologia, ele deve procurar periodicamente um médico e fazer o acompanhamento.

Se necessário iniciar um trabalho multidisciplinar, deve ser planejado e orientado por um médico de preferência com especialização esportiva, um professor de Educação Física e um Nutricionista e demais profissionais caso se faça necessário.

Apesar de alguns segmentos de nossa sociedade "paternalista" acreditarem que a responsabilidade seja da academia. A nossa responsabilidade é prescrever exercícios seguros e que atendam à necessidade do cliente.

As pessoas deveriam aprender desde a infância a cuidar do seu bem mais precioso, o próprio corpo, não estou falando de estética, mas de todo o seu funcionamento e os cuidados necessários, não é apenas tomar banho e escovar os dentes.

Enquanto isso, muitas pessoas treinam por conta própria, podemos ver isso todos os dias em parques, avenidas, em quadras (o bom futebol de final de semana) e locais públicos, sem nenhuma orientação profissional. A única orientação que eles seguem são as dietas e treinos da moda que são publicados em revistas "especializadas".

Quem será responsabilizado por futuros problemas crônicos causados por está falta de cultura?

A responsabilidade por enquanto só cabe a academia, mas funciona mais ou menos assim: Se você realizar o exame médico e sofrer um mal súbito na academia, a culpa é do médico que atestou a aptidão ou sua. Mas se você tiver um mal súbito e a academia não tiver em dia com o seu prontuário médico a culpa é da academia e se você estiver em qualquer outro local, foi uma fatalidade.

Não estou isentando as academias de suas obrigações, a minha intenção é que promover a reflexão e discussão sobre um assunto importante que passa despercebido por muitos e só causa burocracia e complicações para o cliente.

Matéria: O Globo: Aluna sofre mal súbito e morre em academia

Um comentário:

Unknown disse...

Sou aluno e concordo plenamente com vc. Cada um deve ser responsável pelos seus atos.
É mais fácil culpar terceiros do que fazer seu próprio caminho .
Cada um deve procurar a melhor forma de viver com qualidade de vida e ser responsável pelos seus atos. Isto implica em vc, sempre que possivel,procurar ajuda de especialistas (para quem pode, num pais tão carente!!)